Ter, 09/01/2007 - 11:36
O grupo tocou os mais variados estilos de música, sem preconceitos e sem barreiras, numa amostra do trabalho de investigação musical feito pelos pelo grupo ao longo dos anos e da adaptação do material recolhido ao formato e às características do ensemble.
No próximo domingo, a Banda Sinfónica Portuguesa vem ao TMB com um grupo de cerca de 70 jovens instrumentalistas, na sua maioria licenciados, na performance instrumental ao mais alto nível. Aproveitando a tradição enraizada das bandas filarmónicas, este agrupamento evolui para um processo de profissionalização, numa lógica de espectáculos extremamente diversificados, apresentando-se quer em espaços ao ar livre, quer em auditórios, como é o caso. A direcção Artística está a cargo do maestro Francisco Ferreira.
Banda Sinfónica Portuguesa, música russa e coro Madrigália completam programa do FAN
A escola russa também faz parte do FAN, por isso, Yakov Marr e Svetlana Mikaylisheva deslocam-se a Bragança no próximo dia 21 para apresentarem a inteligência da sua música clássica.
Yakov Marr é violinista, violetista, compositor e professor. Nasceu em 1971, em S. Petersburgo (Rússia). Nesta cidade, diplomou-se em violino, completou o curso superior e fez o doutoramento. Realizou pós-graduações na Polónia e na Alemanha. Actuou por toda a Europa e participou nos Festivais Internacionais de Música Contemporânea de S. Petersburgo.
Por outro lado, Svetlana Mikaylischeva, pianista de nacionalidade russa, nasceu em Dresden, iniciando os estudos de piano aos sete anos na antiga União Soviética, tendo concluído a formação na Academia Superior Estatal da Cultura e das Artes de Cheliabinsk, na Rússia. No seu currículo conta com prémios no Concurso Juvenil Regional de Cazaquistão e no Concurso Regional dos Urais, “Primavera dos Estudantes”.
O último espectáculo do mês de Janeiro está reservado para o Coro Madrigália, que é composto por dezasseis elementos amadores, mas com larga experiência coral.
Este coro apresentou-se praticamente em todo o país, incluindo os Açores, em Espanha e no Brasil. A sua principal vocação prende-se com a promoção e divulgação da música coral portuguesa.