class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165221 node-type-noticia">

            

Agricultores de Freixo recebem apoios

Qua, 03/01/2007 - 10:54


O Ministério da Agricultura aprovou 111 candidaturas das 114 apresentadas pelos agricultores de Freixo de Espada à Cinta afectados pela intempérie de Setembro passado, que provocou cerca de quatro milhões de euros de prejuízos.

Ao longo deste período, toda área atingida foi objecto de um levantamento minucioso por parte de técnicos da Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes. (DRATM), em colaboração com Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (CMFEC), com o objectivo de calcular o valor dos estragos.
Segundo o director regional de agricultura de Trás-os-Montes, Carlos Guerra, os agricultores quando apresentaram as suas candidaturas não exageraram nos prejuízos, tratando-se, por isso, de dados reais. “Temos que aguardar a notificação para começarem os trabalhos de reparação dos estragos causados”, referiu o responsável.
Para já, Carlos Guerra não avançou os valores envolvidos na recuperação de muros, caminhos e terrenos agrícolas. No entanto, adiantou que, “estamos a falar de muito dinheiro”.
As candidaturas deram entrada em nome individual nos serviços da DRATM, mas os proprietários foram aconselhados a fazerem a adjudicação dos trabalhos a uma única empresa, uma vez que facilita os trabalhos, até porque os estragos estão localizados numa faixa de território inferior a dois quilómetros de largura.
O valor das ajudas é quantificado com base numa tabela que está ao dispor dos agricultores nos serviços da DRATM, a partir da qual é calculado o valor das ajudas a prestar a cada proprietário.