class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165217 node-type-noticia">

            

Valpaços mais perto do IP4

Qua, 03/01/2007 - 10:34


A variante à EN213, que liga Valpaços ao IP4 (Mirandela), foi aberta ao trânsito no passado dia 21 de Dezembro.

O troço, com características de IP, melhora as acessibilidades do concelho de Valpaços, através da aproximação aos municípios vizinhos de Mirandela e Vila Flor, bem como ao IP4.
Para encurtar a distância entre a Terra Fria e a Terra Quente foi construída uma nova via, paralela à EN213, que representa um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros. São 15,5 quilómetros, que contornam as localidades de Rio Torto, Lilela, Eixes e Eivados e terminam no nó do IP4, em Vale Salgueiro.
O lanço abrange os distritos de Vila Real e Bragança e, no futuro, irá ter ligações à A7, A24 e IC5.
“Nós pretendemos que esta via tenha continuação até à A24 (Chaves) e à A7 (Vila Pouca), para que Valpaços se transforme num concelho central”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Francisco Tavares.
A par dos entroncamentos que dão acesso às aldeias que se encontram ao longo da variante, também foram criadas cinco passagens superiores e catorze caminhos agrícolas, que facilitam a deslocação das populações, que têm que atravessar a via rápida para chegarem aos terrenos agrícolas.
A concretização desta obra representa uma diminuição da distância entre Valpaços e Mirandela em nove quilómetros, traduzindo-se numa melhoria das acessibilidades para a população valpacense, que, agora, se encontra mais próxima dos grandes centros urbanos.
Recorde-se que anteriormente os habitantes do concelho de Valpaços que quisessem deslocar-se até Mirandela ou entrar no IP4 tinham que percorrer cerca de 25 quilómetros por uma estrada marcada por curvas e contracurvas.
O concelho de Mirandela também sai beneficiado com a construção da variante, dado que fica mais próximo do País e de Espanha, nomeadamente com a A7 e a A24.