Qua, 03/01/2007 - 10:32
A equipa de investigação, liderada por Isabel Bentes e Carlos Afonso Teixeira, compreende várias valências, nomeadamente técnicos ligados à Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente, Engenharia Electrotécnica e Informática.
O projecto, que envolve 89.000 euros, consistirá na concepção de um modelo de avaliação do desempenho, na sensorização dos contentores de resíduos recicláveis, vulgarmente denominados “ecopontos”, para aquisição automática de dados e no desenvolvimento de um sistema de informação capaz de recolher e tratar, em tempo real, toda a informação necessária ao cálculo de indicadores de desempenho relativos à gestão dos resíduos recicláveis. Estes indicadores traduzirão a forma como as operações de gestão de resíduos estão a ser realizadas e a sua interpretação poderá contribuir decisivamente para a optimização dos serviços que se reflectirá em economia e melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
A acção será desenvolvida em parceria com a Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste, sedeada em Mirandela, e implementado na sua área de actuação, uma região do país com baixa densidade e grande dispersão populacionais que trazem dificuldades acrescidas à gestão de resíduos, devido à ausência de uma economia de escala.
Com este projecto, que terá uma duração de dois anos, a UTAD procura assumir um papel mais relevante no panorama nacional e “deslitoralizar” a investigação científica em Portugal.