class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-165206 node-type-noticia">

            

Bragança recebe nova VMER

Qua, 03/01/2007 - 10:20


Após nove meses a percorrer as estradas do distrito de Bragança, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) foi substituída por um veículo novo, com características mais adequadas às estradas da região.

No passado dia 22 de Dezembro, a Renault Scénic deu lugar a uma Volswagen Passat, que já se encontra estacionada na base do Hospital de Bragança, pronta para sair em caso de emergência.
Desde a entrada em funcionamento, a VMER aumentou a taxa de operacionalidade de 60 para 90 por cento, visto que o número de médicos que fazem parte das equipes desta “urgência ambulante” duplicou durante os primeiros nove meses.
Actualmente, a viatura de emergência conta com 12 clínicos, um número que deverá aumentar ainda durante este mês.
O acréscimo do número dos profissionais de saúde aponta para a consolidação deste serviço, que durante os primeiros meses de funcionamento já prestou assistência a um grande número de pessoas.

Trazer uma segunda VMER para o distrito de Bragança, que ficará estacionada em Mirandela, é o objectivo de Jorge Gomes

As características das estradas da região são um obstáculo para os profissionais que operam na VMER, visto que têm que percorrer grandes distâncias por traçados marcados por curvas, contracurvas e piso irregular. Para atenuar esta situação, a Volswagen Passat está adaptada às particularidades das vias do distrito.
Dado que a nova viatura tem características diferentes, os profissionais tiveram formação prévia em viaturas semelhantes.
Recorde-se que a substituição da VMER de Bragança insere-se na filosofia do INEM, que, inicialmente, dota os hospitais com um veículo usado e, após a fase experimental, substitui as viaturas iniciais por carros novos.
A funcionar desde Março do ano passado, a “urgência ambulante” fez-se à estrada mais de uma centena de vezes, para prestar assistência a pessoas que se encontravam em perigo. A maioria das vítimas assistidas foi por causa médica, seguindo-se os traumatismos e grávidas em trabalho de parto.
Bragança, Vinhais, Macedo de Cavaleiros e Mirandela foram os concelhos que registaram um maior número de ocorrências até ao final do ano passado.
Na cerimónia de entrega da nova VMER, o governador civil de Bragança, Jorge Gomes, realçou que o desafio para este ano é trabalhar para trazer uma segunda viatura de emergência para a região, que ficará estacionada em Mirandela.