Ter, 19/12/2006 - 15:42
Durante um mês, os utentes, auxiliados pelos estagiários e funcionários das diversas IPSS, participaram nos ensaios das representações que foram apresentadas ao público durante o evento. “Os mais velhos mantêm-se ocupados com os preparativos e isso apela à sua criatividade”, referiu o presidente da JFS, Paulo Xavier.
Com uma população maioritariamente jovem, o autarca não esquece os problemas que atingem os idosos, como a solidão e a falta de condições de higiene ou salubridade. “Verificamos que, cada vez mais, se implanta uma pobreza radical”, lamenta o responsável.
Paulo Xavier refere que, por vezes, os mais carentes deixam de ter possibilidades para suportar os custos de uma habitação ou, até mesmo, de alimentação, pelo que a JFS se disponibiliza a ajudar em tudo que possa. “Não conseguimos apoiar ao nível monetário, mas com comida e auxílio às famílias”, esclareceu o autarca.
Recorde-se que, na Festa de Natal, estiveram presentes todas as IPSS de Bragança, como Centro Social Santo Condestável, Cáritas, Santos Mártires, Lar Betânia, Santa Casa da Misericórdia, Obra Social Padre Miguel, Lar Santa Catarina, S. Bento e S. Francisco.