Ter, 12/12/2006 - 12:24
O responsável, ligado, também, à Associação Juvenil dos Artistas Macedenses (AJAM), sublinha que o sucesso que este projecto se deve, em parte, à cumplicidade que se verifica entre formadores, encenador e actores. “Além da experiência, queremos criar vínculos afectivos entre os grupos”, salientou Acácio Pradinhos.
Assim, este projecto visa, em especial, ajudar os jovens a crescerem enquanto seres humanos e só, depois, é que se investe na formação de actores. “A adolescência é uma fase complexa e, com o teatro, os mais novos ocupam o seu tempo. Neste sentido, ajuda-os a crescer, a ficar mais desinibidos e a expressarem-se melhor”, realçou o “mecenas”.
Por outro lado, este projecto pode vir a formar futuros actores promissores, uma vez que passam a ficar interessados no mundo do teatro. “Ficam mais atentos a tudo que os rodeia e podem vir a encher muita salas de espectáculo”, referiu Acácio Pradinhos.
Para que esta mudança da mentalidade das pessoas ocorra é necessário investir na formação cultural desde cedo e o teatro pode vir a formar jovens interessados nessa área. “Já não podemos fazer nada em relação aos adultos de hoje, mas podemos fazer muito pelos mais novos, para que, assim, possam mudar os pensamentos de cada um”, asseverou o responsável.