Ter, 12/12/2006 - 12:16
O bispo resignatário de Dili realçou que a cultura da paz e os valores éticos são fundamentais na formação das pessoas de qualquer idade.
A palestra proferida por D. Ximenes Belo insere-se no Ciclo de Conferências agendadas pela Universidade Sénior para este ano, que têm como principal objectivo trazer à capital de distrito personalidades que se destacam pelos seus feitos.
Segundo a coordenadora pedagógica da Universidade, Idalina Fernandes, o Rotary convidou o titular do Prémio Nobel da Paz, porque é uma figura que representa todos os ideais humanos.
O presidente do RCB, Duarte Lopes, revelou que a visita do antigo bispo de Dili estava prevista para a abertura do ano lectivo da Universidade Sénior, mas, apesar da disponibilidade manifestada por Ximenes Belo, a visita a Bragança só pôde acontecer na passada quarta-feira.
Na passagem pela capital de distrito, o bispo timorense conheceu as instalações da Universidade Sénior e foi informado da abertura do curso Actualidade e Estudo das Religiões, que vai começar a ser ministrado no início do 2º período.
Duarte Lopes realçou, ainda, que esta nova disciplina é fundamental para o enriquecimento dos alunos, até porque vão ter oportunidade de perceber melhor os conflitos que se vivem actualmente à escala mundial.
Após a conferência, D.Ximenes Belo foi brindado com um quadro alusivo à Paz, da autoria do pintor João Simões.