Ter, 28/11/2006 - 14:36
Ora, se a intenção do Chefe de Estado foi mostrar ao País bons exemplos no Nordeste Transmontano, digamos que o périplo resultou num empate. Ou seja, em Macedo de Cavaleiros e Bragança, Cavaco Silva acertou na mosca, projectando uma Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados (CERCIMAC) e uma empresa francesa que decidiu apostar no Interior Norte de Portugal (Faurecia).
Já em Vinhais e em Vimioso, os objectivos ficaram muito aquém das expectativas. Na “Capital do Fumeiro”, o chefe de Estado ouviu lamentos do provedor duma instituição que gere um lar de Terceira Idade sem capacidade para dar resposta a uma lista de espera de 100 utentes. E, pela voz do autarca local, ficou a saber que são necessários 3 lares de idosos e uma Unidade de Cuidados Continuados para apoiar uma população cada vez mais idosa e penalizada pela dispersão do concelho.
Em Vimioso, Cavaco Silva ficou a conhecer uma zona industrial onde nem o metro quadrado de terreno a 1 cêntimo consegue convencer alguns empresários a investir, fruto da deficiente rede de estradas e, principalmente, demorada ligação ao IP4.
O Presidente da República bem insistiu no discurso optimista, mas acabaram por vir a lume episódios caricatos como o “rato cabrera”, essa figura mítica que conseguiu criar um compasso de espera na futura ligação Vimioso-Outeiro.
As estradas também não faltaram no discurso do autarca de Vinhais, Américo Pereira. É que o que separa o concelho da A52 (Espanha) e do IP4 não são “ratos protegidos”, mas a inexistência de ligações rápidas e capazes de vencerem distâncias que não vão além dos 30 quilómetros.
Posto isto, nem o mais optimista dos discursos consegue fazer acreditar que será o voluntariado e a delegação de mais tarefas nas autarquias que conseguirão desencravar estes dois municípios. O Plano Rodoviário Nacional é da competência da Administração Central. Por isso, cumpra-se o que está estipulado e acrescentem-se os anseios de José Rodrigues e Américo Pereira, em nome dos munícipes que ali vão resistindo.