Ter, 28/11/2006 - 10:54
Em Picote, no concelho de Miranda do Douro, um açude agrícola não aguentou a força da água e acabou por ceder, provocando prejuízos nas culturas. Recorde-se que esta pequena barragem de terra batida tinha sido construída pela Junta de Freguesia de Picote há cerca de um mês
Em Miranda do Douro, as águas do rio Fresno arrastaram uma retro escavadora, uma pá carregadora, uma camioneta de caixa aberta e uma quantidade significativa de materiais de construção civil, que estavam a ser utilizados nos trabalhos de requalificação do leito e margens.
Segundo uma fonte dos Bombeiros e Protecção Civil, foram registadas, ainda, inundações pontuais em Sendim, no concelho de Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, que foram resolvidas pelos bombeiros locais.
No concelho de Torre de Moncorvo, a ponte sobre o rio Sabor esteve encerrada ao trânsito, uma vez que as águas do leito transbordaram chegando, mesmo, a atingir o tabuleiro.
Já na passada sexta-feira, os alunos do distrito de Bragança foram mais cedo para casa, já que as escolas foram encerradas e as aulas suspensas.
Segundo o comandante distrital dos Bombeiros, Guilherme Mamede, esta onda de mau tempo foi mais abrangente do que a que se registou há quatro semanas. No entanto, para esta situação, já tinham preparado um dispositivo, com recursos humanos e técnicos preparados para situações de emergência.