Ter, 28/11/2006 - 10:51
A albufeira, que resultou de um acordo celebrado entre aquela autarquia e a empresa das Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD), está orçada em cerca de três milhões de euros e começou a ser construída em Abril deste ano.
Localizada à saída da aldeia de Sambade, em direcção a Alfândega da Fé, a barragem vai abastecer as localidades do sul daquele concelho e parte da zona da Trindade, no Vale da Vilariça. “Tínhamos problemas na qualidade da água que irão ficar resolvidos”, referiu o responsável.
A par da melhoria no abastecimento das localidades abrangidas, a agricultura da região também vai ser beneficiada com a instalação daquela infra-estrutura, uma vez que a barragem da Estevaínha, localizada entre Sambade e Alfândega da Fé, vai passar a fornecer água, unicamente, para os campos de cultivo. “Vamos libertar aquela albufeira que vai ser utilizada para aquilo que foi construída, ou seja, vai servir a agricultura”, realçou Arsénio Pereira.
Considerada uma construção com pouco impacto ambiental, as negociações com os proprietários dos terrenos que ficarão submersos foram simples. “Os agricultores aceitaram, de bom grado, as indemnizações atribuídas”, assegurou Francisco Tinoco, da ATMAD.