Ter, 07/11/2006 - 10:38
Nesta organização estão englobados 13 concelhos pertencentes a cinco distritos da região Norte (Braga, Bragança, Guarda, Vila Real e Viana do Castelo) que integram três parques naturais e um parque nacional (Alvão, Montesinho, Douro Internacional e Peneda/Gerês.)
Segundo Paulo Eça, secretário-geral do Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte, a linha estratégica da APCV assenta no princípio de promover o território fora do território, de forma a atrair os visitantes às áreas protegidas aderentes, que procurarão optimizar a presença do consumidor a favor dos agentes económicos locais”.
Apesar de serem quatro áreas protegidas de montanha distintas, passa a haver uma interligação entre elas, através da marca chapéu “Parque com Vida”. “Desta forma, o visitante fica a saber o que se passa em cada um dos concelhos envolvidos, já que haverá uma troca de informação constante”, salientou o responsável.
Os responsáveis do projecto acharam por bem instalar a sede da APCV num concelho periférico e com características marcadamente rurais, tal como Freixo de Espada à Cinta.
Numa primeira fase, a Comissão Instaladora da APCV privilegiará a adesão de novos associados institucionais, como é caso das autarquias e agentes económicos prestadores de serviço de alojamento, restauração, animação turística e postos de venda de produtos da terra. Estes utilizadores da marca “Parques com Vida” terão de apostar numa estratégia de qualidade de forma a cativar o visitante.
Na segunda fase do projecto, que arrancará daqui a seis meses, a APCV lançar-se-á na procura do mercado externo, de modo a atrair turistas de vários pontos da Europa e não só.
Segundo o director do Parque Natural do Douro Internacional, que também preside à APCV, Vítor Batista, com a criação desta associação passa a existir uma “personalidade” jurídica para controlar a qualidade desta marca.
Desta forma, a APCV dá corpo à oferta turística social e ambientalmente responsável dos concelhos pertencentes as áreas protegidas que a integram.
Os responsáveis do projecto acharam por bem instalar a sede da APCV num concelho periférico e com características marcadamente rurais, tal como Freixo de Espada à Cinta.