Ter, 24/10/2006 - 10:41
Com 650 quilos de ferro, este utensílio tradicional surpreendeu os visitantes que iam comentando: “Este deve ser mesmo o maior assador do mundo”.
João Manuel, o ferreiro que idealizou o projecto, após ter sido requisitado para construir um assador com tamanhos excêntricos, conta que já estava habituado a fazer estes objectos tradicionais, mas como cerca de 50 centímetros de diâmetro.
“Este artefacto tem cinco metros de diâmetro. Idealizei logo uma coisa gigante que fosse a maior do mundo”, realçou o ferreiro da CMV.
Durante o certame, o assador gigante, com capacidade para assar mais de mil quilos de castanha de uma só vez, suficientes para mais de 7 mil pessoas, esteve fixado num guindaste com 10 metros de altura, a confeccionar, ininterruptamente, os tradicionais “bilhós”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Roberto Afonso, conta que este fenómeno já foi candidatado ao Guiness, mas a entrada para o livro dos recordes mundiais depende da análise de todos os elementos que serão tidos em conta para a decisão final.
Foram precisos 650 quilos de ferro para construir um assador de castanhas gigante
“Os responsáveis do Guiness vão avaliar se há outros assadores, bem como as dimensões e as características. Este é o assador tradicional, pelo que esperemos conseguir este feito”, salientou Roberto Afonso.
O responsável acrescentou, ainda, que esta ideia surgiu para introduzir algo de novo na primeira edição da Feira da Castanha de Vinhais, dado que é um objecto atractivo para os visitantes.
“Achámos que uma boa forma de promover a feira era através de uma coisa nova, que estivesse completamente ligado à nossa tradição e à nossa identidade, como é o caso dos magustos e os serões tradicionais”, realçou o vice-presidente.
Para recriar as tradições, a lenha utilizada para assar as castanhas foi transportada em cinco carros de bois.
O único entrave ao êxito deste evento com proporções fora do comum foi a chuva que caiu durante o fim-de-semana, que molhou a lenha e dificultou a vida aos responsáveis pelo assador.
“Como a lenha está molhada, o calor concentra-se todo no centro e é preciso contornar esta situação para não deixar queimar as castanhas”, afirmou João Manuel.
A entrada deste evento para o livro dos recordes mundiais é desejada pela maioria das pessoas que admiravam aquele objecto gigante, bem como pela autarquia e pelos ferreiros responsáveis pela concretização do projecto.