PUB.

Convívio de gerações

PUB.

Ter, 12/09/2006 - 16:21


O santuário do Santo Ambrósio foi palco de mais um Encontro de Gerações do concelho de Macedo de Cavaleiros, que decorreu no passado dia 3.

Trata-se de um evento promovido pela autarquia macedense, que tem por objectivo proporcionar aos habitantes do concelho um dia diferente de convívio entre munícipes de diferentes idades.
Foram mais de seiscentas as pessoas que os autocarros ao serviço da Câmara Municipal fizeram deslocar de todas as zonas do concelho para o Santuário mais venerado de Macedo de Cavaleiros, situado na freguesia de Vale da Porca. Além destes inscritos, muitos outros optaram por deslocar-se em transporte próprio ou de familiares.
O dia estava solarengo, o que contribuiu para o bom ambiente que se registou no encontro.
Às 11:30 horas uma missa abriu um dia diferente para muitos macedenses. O farnel que cada um levou foi partilhado e estendido nas sombras do santuário. Depois, a música tradicional do concelho marcou presença, com a actuação da Fanfarra de Vale da Porca, dos Pauliteiros de Salselas e da recente Banda de Latos de Bagueixe.
No final da tarde, um grande bolo adoçou a boca para a despedida.

Rever velhos amigos

Além disso, o projecto Tranpolim, que se associou à promoção do evento, organizou uma mostra do artesanato que se vai fazendo no concelho.
Embora a maioria dos presentes no Encontro de Gerações fossem idosos, facto também justificável pela representação dos Lares e Centros de Dia do concelho, havia muitos jovens e crianças de todas as idades.
Elisa Mateus, por exemplo, comparece sempre nestes encontros e disse gostar do dia que lhe proporcionaram, principalmente por ter encontrado gente, “embora pouca”, da sua aldeia natal, que é Lombo.
Visivelmente feliz e alegre, num momento em que um grupo de músicos, improvisado, cantava e tocava algumas “modas”, confidenciou que “só não dançava porque tinha vergonha...”.
Já Fernando Luzio, um jovem de 66 anos de Edroso, contou ao Jornal NORDESTE que o que mais o impressionou durante todo o dia foi a actuação dos pauliteiros de Salselas. O encontro de gente de outras freguesias do concelho também é um ponto que valoriza estas iniciativas.