Ter, 12/09/2006 - 16:08
Os trabalhos de terraplenagem, que estão a ser levados a cabo pela Câmara Municipal de Vinhais (CMV), tiveram início na semana passada, para que a obra possa ser candidatada, no início do próximo ano, aos fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
Segundo o presidente da CMV, Américo Pereira, esta é uma infra-estrutura fundamental para o desenvolvimento da vila, apresentando-se como uma alternativa à EN 103, que, actualmente, é a única via de acesso à sede de concelho.
“Nota-se que esta estrada, que serve a população e os automobilistas, está saturada. Por isso, têm que se construir vias alternativas”, realçou o edil.
A CIV, que representa um investimento de mais de 5 milhões de euros, é encarada por Américo Pereira como “uma obra crucial, tanto ao nível da estruturação, como do crescimento da vila”.
A primeira fase da circular, orçada em cerca de meio milhão de euros, vai ter o perfil de avenida e deverá estar concluída no final do próximo ano.
Expansão na mira
Após a conclusão dos trabalhos de movimentação de terras, a autarquia vai apresentar uma candidatura ao QREN, para a colocação do pavimento e das infra-estruturas, nomeadamente passeios e iluminação.
“Este é o primeiro troço daquilo que nós pretendemos que venha a ser a circular interna, uma estrada que irá circundar a vila pela parte sul, entroncando na EN 103 em direcção a Chaves”, realçou o edil.
A ligação dos bairros da periferia à vila é outro dos objectivos da CIV, visto que, actualmente, a EN103 é a única via de ligação, o que implica grandes deslocações por parte da população.
“A vila e a zona dos Frades estão ligadas, apenas, pela EN 103. É preciso criar outra estrada que una, não só estas duas zonas, mas também o futuro Parque de Desporto e Lazer com o Parque Municipal de Exposições”, acrescentou Américo Pereira.
A CIV contempla, ainda, a construção de mais dois troços: a segunda fase irá ligar o Parque de Exposições à antiga Moagem, enquanto o terceiro trecho irá unir a futura rotunda do cemitério à Coroa dos Choupos.
Com a construção desta via alternativa, Américo Pereira acredita que a vila se expandirá, dado que as pessoas irão apostar em novas construções na zona sul.
“Há vários anos que Vinhais está a precisar de estradas alternativas. Por isso, este é o momento certo para avançarmos com esta obra”, concluiu o edil.