Ter, 05/09/2006 - 16:00
Para já, são esperados cerca de 60 pilotos, que vão entrar em pista repartidos pelas classes de iniciados (85 cc) e, ainda, a disputa do troféu Penta Control que trará, mais uma vez, à pista nordestina motos de 125 cc, 250 cc e 450 cc a quatro tempos, que são guiadas por alguns dos melhores pilotos nacionais da actualidade
Estas provas vêm, cada vez mais, confirmar que a vila de Freixo de Espada à Cinta é a capital do motociclismo na região do Douro Superior.
Os pilotos entrarão em pista a meio da manhã do próximo sábado, para uma sessão de treinos cronometrados. Ao início da tarde terão inicio as provas oficiais. O domingo será então reservado à confirmação absoluta dos pilotos presentes.
Segundo o presidente da JFFEC, Raul Ferreira, o motocross, para além da componente desportiva, tem, igualmente, a componente turística, já que a competição atrai centenas de pessoas que também vêm à descoberta do concelho.
Durante este mês, a pista multi-usos da JFFEC será homologada pela Federação Portuguesa de Motociclismo (FPM), com vista à realização de provas nacionais e internacionais. Após a certificação, a pista pode ser mesmo um centro de estágio para pilotos e marcas, já que são muitos a mostrarem interesse em utilizar aquele local para treinos e afinação de máquinas.
Desde o passado mês de Março, já passaram por aquela pista pilotos de marcas consagradas, como por exemplo Honda, Suzuki e Yamaha.
“Para além do motocross, a pista de Freixo de Espada Cinta poderá receber, no próximo mês de Dezembro, a final do Campeonato Nacional de Trial. Para esta iniciativa são esperadas cerca de 250 pessoas entre pilotos e respectivas equipas”, avançou Raul Ferreira.
Apesar das melhorias na pista serem notórias de dia para dia, como é caso da construção de uma torre de controle e uma vedação com cerca de um metro de altura, a JFFEC pretende, agora, construir um túnel com cerca de oito metros de comprimento, para garantir mais segurança ao público e aos pilotos.