class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164306 node-type-noticia">

            

Volta ao concelho de Vinhais em bicicleta

Qua, 16/08/2006 - 10:51


Mais uma vez, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Vinhais uniram-se para a realização da II edição do Vinhais em Bicicleta, que decorreu no passado dia 6.

Este evento desportivo, inserido nas Festas da vila e do concelho, contou com a participação de 75 cicloturistas, que percorreram as aldeias de Vila Verde, Prada, Paçó, Fresulfe, Dine, Mofreita e Moimenta, num total de 60 quilómetros.
Findas as formalidades chegou o momento da verdade. A manhã não poderia estar melhor, com 25 graus de temperatura média, uma ligeira brisa e muita adrenalina, refreada por uma volta de “apresentação” pela vila para, depois, se iniciar o típico “sobe e desce” desta zona montanhosa.

Pausa na Mofreita

A prova começou a subir, ainda em grupo, até à aldeia de Vila Verde. Mais algumas subidas e poucas descidas, mas lá foi dando para desafogar as pernas e ganhar fôlego para 3 mil metros de pura força de ataque até à aldeia de Dine. A partir daqui, foi só rolar para entrar na aldeia de Mofreita, onde o reabastecimento foi constituído por pitéus caseiros regionais. Uma etapa muito bem-vinda, pois também serviu para descansar, ainda que momentaneamente. E como diz o povo, ”Merenda comida, companhia desfeita” lá partiram, em grupo, para percorrerem os restantes quilómetros. Rodando, conforme as pernas o permitiam, a meta era Vinhais.

Ciclistas ultrapassaram dificuldades

Os cicloturistas pedalaram por vales, que criavam um slalom gigante e descidas espectaculares. Mais uma subida e entraram na Moimenta, onde se pedalou de forma livre e os ciclistas puderam pôr em esplendor toda a sua performance até Vinhais. Chegados à vila, foi só seguir as placas que conduziam à zona de partida, onde, mais uma vez, a organização orientou os participantes em direcção aos duches do Complexo Desportivo das Piscinas Descobertas. Após o banho foi a hora dos ciclistas se sentarem à mesa para um tradicional almoço convívio.
Apesar desta iniciativa ter correspondido às expectativas, a organização recolheu as críticas e sugestões para que a 3ª edição, no próximo ano, continue a corresponder às expectativas criadas e exigências pelos participantes.