class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164280 node-type-noticia">

            

MOGADOURO forma pilotos de planador

Qua, 16/08/2006 - 10:20


O Aeródromo Municipal de Mogadouro (AMM) vai receber, já no próximo mês, a primeira escola de formação de pilotos de planadores (aeronaves sem motor auxiliar) da região Norte.

A iniciativa é da autarquia local, que pretende criar um espaço dedicado a esta modalidade aeronáutica.
Esta é a única escola de pilotos de planadores a funcionar na zona nortenha e, em apenas três dias, foram registadas 15 inscrições, o número limite de alunos que a escola pode suportar, nesta primeira fase. Cada aluno vai pagar uma propina de 1600 euros, mais 600 euros para encargos com o curso. Nos dois primeiros cursos haverá um desconto de 50 por cento.
O AMM foi inaugurado há cerca de um ano e nasceu da ideia de um grupo de entusiastas do voo planado, uma iniciativa acarinhada, desde logo, pela autarquia local, como forma de potenciar o turismo de qualidade naquela vila trasmontana.

Instrutores reconhecidos

Para o futuro, também estão a ser pensadas competições nacionais e internacionais de voo planado, como forma de atrair praticantes e turistas.
O aeródromo é composto por um hangar, bloco técnico e uma pista asfaltada com 1.266 metros de comprimento, por 23 de largura, um investimento de cerca de um milhão de euros, co-financiado, em 400 mil euros, pelo Instituto de Turismo. As obras de terraplanagem estiveram a cargo do Regimento de Engenharia de Espinho.
O município de Mogadouro já adquiriu três aeronaves – um avião ligeiro rebocador, um planador e um moto planador, um investimento que rondou os 120 mil euros.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Morais Machado, “a criação de uma escola deste género leva algum tempo, já que são necessários diversos requisitos legais e uma burocracia difícil de ultrapassar, o que fez com que houvesse alguns atrasos nos projectos iniciais”.
O curso de pilotos de planadores vai ser ministrado por instrutores reconhecidos pelo Instituto Nacional de Aviação Civil.