Qui, 29/06/2006 - 10:43
Desde o dia 4 de Abril que este concurso está a ser promovido e já foram ouvidos 24 concorrentes, dos quais apenas nove chegaram à final. Em disputa, vão estar cerca de 7.500 euros em prémios, entre eles, um automóvel, para o primeiro classificado
A avaliação dos concorrentes está a ser feita por cinco elementos de júri, dos quais, três profissionais de música e dois não profissionais, representantes dos órgãos de comunicação social oficiais do evento.
A competição começou com o destaque para Paulo Sérgio que, na primeira prova de selecção, mostrou alguma vantagem em relação aos concorrentes que se seguiram. Os 650 pontos alcançados na eliminatória contrastaram com os 576 de Ricardo Pires (em segundo lugar) e os 523 pontos de Hugo Guerra (o terceiro classificado).
Actuações equilibradas
Na segunda prova de selecção, as actuações estiveram mais equilibradas, entre a Áurea Silva, que conquistou 611 pontos, no primeiro lugar, e a Sofia Pereira (em segundo) com 608 pontos. Duas vozes revelação e com um excelente potencial para a vitória deste concurso. O terceiro lugar pertenceu a Anabela Silva, com 542 pontos.
Posteriormente, já na terceira prova de selecção, sob o tema “Portugal em Festa”, Andreia Teixeira (612 pontos) levou a melhor sobre Paula Silva (603 pontos), apesar da presença e animação demonstradas, em palco, pela segunda classificada. O terceiro lugar acabaria nas mãos de Lisa Condessa, com 550 pontos.
Na quarta prova de apuramento, realizada a 5 de Maio, os “Êxitos da Música Latina”, evidenciaram Cátia Cavaco, que conquistou 617 pontos e que lhe deram a passagem imediata às semifinais. André Martins seria o segundo, com 552 pontos, mais dez que Henrique Baessa, que ficaria no derradeiro lugar.
A quinta prova traria, de novo, mais emoção, pois os concorrentes em competição eram de alta qualidade. E o destaque merecido pertenceu à espanhola Violeta Sanchez, que conseguiu a votação mais elevada de todas as provas, com 665 pontos. Uma voz que arrasou, por completo, as hipóteses dos restantes candidatos. Teresa Sousa conseguiu um brilhante segundo lugar, com 616 pontos. O terceiro lugar seria para Nelson Vilar, com a pontuação de 561.
Gloriosos anos 80
Na sexta e última prova de selecção, estiveram em destaque os “Gloriosos Anos 80”. Filipa Martins destacou-se em relação aos restantes, obtendo 654 pontos da vitória. O segundo lugar coube a Hugo Pereira, com 581 pontos e o terceiro a Sandra Mota, com 570 pontos.
Findas as provas de selecção, realizava-se ainda a prova de repescagem, cujos terceiros classificados, iriam discutir três lugares para as semifinais, onde se destacou Henrique Baessa. O concorrente do Porto e professor no IPB, ainda assegurou presença na primeira semifinal, acabando, posteriormente, por ficar pelo caminho, tal como os seguintes classificados. Hugo Guerra foi o segundo repescado, cabendo o terceiro lugar a Anabela Silva.
E foi deste lote de participantes, todos de excelente categoria que chegaram à Gala Final. São, assim, nove finalistas que, no próximo dia 30 de Junho, vão disputar os prémios finais do Mega Concurso de Karaoke Lagoa Azul 2006.