class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164065 node-type-noticia">

            

ERVEDOSA aposta nos produtos da terra

Qui, 29/06/2006 - 10:28


Durante a 8ª edição da Feira de Produtos da Terra, que decorreu, anteontem, em Ervedosa, concelho de Vinhais, cerca de 40 expositores mostraram as tradições da freguesia.

O queijo, as doçarias, o pão centeio e os produtos agrícolas saltaram à vista dos visitantes, que se deslocaram de diversos pontos da zona Norte do País.
“Durante a época de caça, Ervedosa recebe muitos caçadores que vêm de todo o Norte de Portugal. Por isso, aproveitamos para divulgar este evento, convidando-os para a feira”, salientou o presidente da Junta de Freguesia, Franclim Nascimento.
Para além de divulgar e promover a aldeia de Ervedosa, este certame também representa um desafio para as pessoas da freguesia.
“Através desta feira motivamos as pessoas para fazerem, produzirem e venderem. Se não for assim, as tradições acabam por cair por terra”, acrescentou o autarca.
Este ano, a doçaria tradicional esteve em destaque, com uma grande variedade de doces, que costumam ser confeccionados pela comunidade ao longo do ano. O folar, os bolos e os doces tradicionais, confeccionados à moda antiga, foram as iguarias mais procuradas pelos visitantes.
O concurso de doçaria regional e de cuscos foi o método encontrado pela Junta de Freguesia para incentivar as pessoas a confeccionarem os doces caseiros que caracterizam as aldeias.

Pavilhão multiusos vai
acolher a próxima edição

O pão centeio, cozido nos fornos a lenha, e os cuscos foram, igualmente, produtos muito procurados na Feira de Ervedosa.
Este certame é uma oportunidade para as pessoas da freguesia mostrarem aquilo que produzem ao longo do ano e, ao mesmo tempo, fazerem algum negócio.
Pelo segundo ano consecutivo, os produtos biológicos marcaram presença na feira, suscitando a curiosidade de muitos forasteiros.
Celina Pereira é a única produtora biológica na freguesia e aproveita esta iniciativa para dar a conhecer os seus produtos, nomeadamente hortaliça, fruta e legumes.
A falta de condições para receber mais expositores vai ser superada já no próximo ano, com a realização da Feira no pavilhão multiusos, que já se encontra em fase de conclusão.
“Este ano, já contávamos realizar a feira no pavilhão multiusos, mas os problemas financeiros acabaram por atrasar a obra. Mas, para o ano a feira já vai ter um novo espaço”, realçou Franclim Nascimento.
A par das vendas, a animação também esteve sempre presente. O festival de Ranchos Folclóricos foi um dos pontos altos do certame.