class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164062 node-type-noticia">

            

Gado mirandês pouco concorrido

Qui, 29/06/2006 - 10:26


Anos após ano, os concursos concelhios de gado bovino de Raça Mirandesa perdem adeptos e participantes. Numa tentativa de cativar mais criadores a integrar estes certames, a Câmara Municipal de Miranda Douro (CMMD) aumentou o valor dos prémios pecuários para cada secção de animais a concurso.

Contudo, nem este incentivo incrementou o número de animais a concurso que, nesta edição, rondaram a meia centena.
Apesar desta diminuição, o concelho de Miranda do Douro, é o que dentro do solar da Raça Bovina Mirandesa, aquele que mais tem aumentado o efectivo de animais. Há outras regiões que vão mantendo o efectivo, como Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Vimioso. Contudo, verifica-se uma diminuição em Vinhais e, particularmente, em Bragança.
Outras das preocupações é a redução do número de criadores em todos aqueles concelhos. Apesar desta tendência, a quantidade de animais é estável, uma vez que se registam cerca de cinco mil vacas na área do solar e mil e quinhentos animais fora desta área, em especial no Alentejo.

Miranda com maior efectivo

Na óptica do secretário técnico da Associação de Criadores de Raça Bovina Mirandesa, Fernando Sousa, “o aumento de efectivo de animais no concelho de Miranda do Douro está relacionado com o sistema de reconversão das área destinadas à produção de cereal, o que permite aumentar os encabeçamentos “.
Ainda segundo este responsável, o problema com que se confrontam os criadores de Miranda do Douro é o facto de algumas explorações permitirem que os animais andem livremente, “o que provoca um temperamento mais difícil nas vacas, dificultando o seu transporte e posterior exposição nos concursos”, afirmou Fernando Sousa.
O vice-presidente da CMMD, Américo Tomé, considera que o aumento do valor dos prémios era essencial. “Os incentivos estavam desactualizados, mas, mesmo assim, não foram suficientes para trazer mais criadores para este certame”.
Estes concursos concelhios têm por objectivo o estímulo e a orientação dos produtores de animais de Raça Bovina Mirandesa, uma vez que contribuem para a valorização e aproveitamento de recursos forrageiros das regiões desfavorecidas e a obtenção de carne de qualidade superior.