Qui, 29/06/2006 - 10:21
No último dia do ano lectivo, a população da freguesia de São Martinho do Peso, no concelho de Mogadouro, assistiu com nostalgia, “à última aula” leccionada nas quatro escolas da freguesia, na passada sexta feira.
Os habitantes concentraram-se numa reunião colectiva com o objectivo de se despedirem dos seus estabelecimentos de ensino que, ao longo de algumas gerações, encheram de vida as quatro povoações de Macedo do Pêso, Pêso, São Martinho do Peso e Valcerto.
No meio de uma certa comoção, muitos defendem que as aldeias ficam mais pobres com o encerramento das escolas.
Uma antiga professora da escola de São Martinho do Peso, Fábia Casqueiro, com 77 anos, relembra que começou a dar aulas naquela localidade com apenas 21 anos. “Com este encerramento, sentimos a saudade dos tempos aqui vividos e o afecto dedicado, antigamente, aos alunos”, recordou a antiga docente.
Já a última aluna a frequentar a escola da sede freguesia, Lígia Geraldes, mostrava alguma tristeza devido a esta situação. Apesar de, como sublinhou a estudante, “para brincar tinha que o fazer com o computador que havia na escola”.
O fim de 238 escolas
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Peso, Vítor Coelho, “esta cerimónia de encerramento das escolas gerou sentimentos diversos, onde não faltou uma lágrima ou outra no rosto das pessoas”. Outros dos objectivos da iniciativa foi o de impedir que a escola fechasse vazia e, por isso, toda a população foi convidada para a despedida.
“Apesar do encerramento da escolas estar a acontecer, é preciso provar às gentes da aldeia que a freguesia tem de continuar viva”, garante o autarca.
De acordo com a professora do 1º Ciclo, Gorete Fernandes, “desde que haja melhoria nas condições para as crianças, o sentimento é bom”. Contudo, sublinha a docente, “se os pequenos vão ser meros objectos transportados para as escolas de acolhimento em más condições, é de lamentar”.
Assim como noutros estabelecimentos de ensino do da região, a escola da freguesia de São Martinho mantinha, apenas, uma ou duas crianças por sala.
Mogadouro é o concelho do distrito onde vão encerrar mais escolas do 1º Ciclo no mundo rural. Somente duas permanecem abertas, fechando, assim, um total de 25. Já no distrito de Bragança, este ano encerram portas 238 estabelecimentos escolares.