Qui, 29/06/2006 - 10:03
Este cartão de descontos é dirigido aos jovens entre os 12 e os 30 anos residentes no concelho, que podem usufruir de descontos de 5 a 50 por cento em diversos estabelecimentos e serviços prestados pela autarquia.
Trata-se de uma modalidade semelhante ao cartão do Instituto Português da Juventude, que tem como principal objectivo cativar os jovens a fazerem as suas compras e a utilizarem os serviços da CMV.
Segundo o vereador da Educação, Cultura e Turismo, Roberto Afonso, o lançamento deste cartão insere-se nas políticas da juventude que a autarquia está a implementar, para tentar cativar os jovens a fixarem-se na sua terra natal.
Apesar de se tratar de uma iniciativa recente, 20 empresários do concelho de Vinhais já aderiram a esta iniciativa, proporcionado descontos entre os 5 e os 15 por cento aos titulares do cartão.
Já os serviços da autarquia oferecem descontos mais elevados, que podem ir dos 20 ao 50 por cento (ver caixa).
Bee Party cativa jovens
A aquisição do documento, válido para um ano, é feita na CMV por 2,5 euros, enquanto a renovação é de 2 euros.
No passado sábado, foram 30 os jovens que já receberam o CJM. No entanto, Roberto Afonso acredita que o número de titulares vai aumentar significativamente com a divulgação desta modalidade de desconto.
Fomentar o comércio do concelho é outro dos objectivos desta iniciativa, visto que incentiva os jovens a fazerem as suas compras em Vinhais, em vez de procurarem os mesmos artigos noutras regiões do País.
“Há uma percentagem de população jovem que está a estudar fora e, muitas vezes, fazem lá as suas compras. Se tiverem cá descontos vão optar por comprar na sua terra”, acrescentou Roberto Afonso.
Após a apresentação do CJM, a Bee Party contou, ainda, com a actuação da banda de Hip Hop de Vinhais, “Profetas do Nordeste”, que aproveitaram esta iniciativa para mostrar ao público alguns temas originais.
A festa continuou noite dentro com uma “after hours” proporcionada pelos “No DJs”-Antena 3.
Segundo Roberto Afonso, esta iniciativa, que pretende juntar jovens e incentivá-los a criar raízes na sua terra natal, vai voltar a realizar-se no próximo ano.