class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163958 node-type-noticia">

            

Idosos em festa no Naso

Ter, 13/06/2006 - 16:08


Cerca de 1200 seniores estiveram presentes no Santuário da Senhora do Naso, na Póvoa, concelho de Miranda do Douro, para o quinto Encontro de Idosos, organizado pela Câmara Municipal de Miranda do Douro (CMMD).

O dia começou com uma celebração religiosa presidida por D. Montes Moreira, bispo da diocese Bragança – Miranda, uma vez que o evento se realizou num local de culto bastante conhecido no Planalto Mirandês.
Na festa estiveram presentes idosos que demonstraram que a idade é, por vezes, somente física, como Conceição Domingos que, aos 82 anos de idade, ainda faz toda a lida da casa e da lavoura, como se fosse uma jovem com 18 anos”.
Apesar da animação, algumas pessoas demonstravam algum cansaço. “A idade já começa a pesar”, salienta Francisco Martins, de 73 anos. E continuou: “temos de aproveitar as oportunidades que a vida nos vai dando”.
Com as recordações eminentes de várias décadas, muitos idosos aproveitavam para “pôr em dia a conversa” e para contar um pouco da sua vida “difícil”. Alguns recordavam que a Guerra Civil Espanhola já tinha passado pela região e que “muitos espanhóis vinham as nossas aldeias para se esconderam”, sublinhou um grupo oriundo da aldeia de São Martinho.
Segundo o presidente da CMMD, Manuel Rodrigo, este encontro é considerado “uma festa da amizade, onde se pretende juntar todos os idosos do concelho de Miranda do Douro e proporcionar-lhes um dia diferente de convívio”.