Qua, 31/05/2006 - 14:52
O ciclo de conferências foi promovido pelo Centro de Estudos António Maria Mourinho (CEAMM) e pelo Instituto de Estudos da Literatura Oral da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A iniciativa contou, ainda, com a presença do Instituto de Estudos de Língua Tradicional (IELT), entidade que reúne, em Portugal, os maiores especialistas nesta área.
Segundo o director do CEAMM, António Bárbolo Alves, estas jornadas pretenderam valorizar todo o património oral da Terra de Miranda. “É um bem vasto e valioso, mas é preciso dinamizá-lo, preservá-lo e fazer o seu estudo, de forma a dar a conhecer aos interessados todo este património secular”, reforçou o responsável.
Os contos orais apresentados incidiram sobre aqueles em que as personagens são animais, semelhantes às fábulas. Narrações que, segundo o estudioso, “representam uma parte importante da literatura oral, mas atravessam uma fase de desaparecimento quase total”.
Já no último dia das jornadas, realizou-se, em Picote, um serão de contos e a apresentação uma peça de teatro da autoria de Luísa Monteiro.