class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163875 node-type-noticia">

            

PUB.

70 milhões de euros para Alfândega da Fé

Qua, 31/05/2006 - 14:50


A vila de Alfândega da Fé vai receber um aldeamento turístico com uma área superior a 100 hectares, que representa um investimento de 70 milhões de euros.

A unidade FunZone Village Douro, financiada pela empresa inglesa ABC Child Care UK, é um projecto inovador em todo o mundo, classificado como Projecto de Potencial Interesse Nacional (PIN) pela Comissão de Acompanhamento dos Projectos PIN (CAA-PIN).
Trata-se de uma iniciativa inédita na área do turismo, que promete desenvolver a economia da região, aproveitando as potencialidades oferecidas por Alfândega da Fé.
Esta infra-estrutura vai nascer na zona da Barragem da Esteveínha, um local de grande beleza natural, que pode proporcionar aos turistas o contacto directo com o meio natural, preservando, ao mesmo tempo, todo o património envolvente à albufeira.
Partindo do princípio que “os pais precisam de férias de serem pais”, a Fun Zone Village Douro apresenta-se como uma nova opção para as famílias com crianças que necessitam de cuidados especiais.

Férias para famílias com crianças

Segundo o director da Companhia FunZone Village de Portugal, Jorge Carvalho, este novo conceito de turismo pretende quebrar os obstáculos encontrados pelas famílias que têm crianças portadoras de deficiências físicas ou psíquicas, oferecendo-lhe um espaço onde podem passar férias com toda a segurança e acompanhamento médico.
“A nossa segurança é cinco vezes superior à do edifício da embaixada americana em Lisboa, pois vamos ter 400 câmaras que farão a vigilância de toda a FunZone”, realçou Jorge Carvalho.
A diversão própria das férias também está assegurada, com equipamento próprio e acessibilidades para todo o tipo de pessoas. No aldeamento não vão existir degraus, tornando todos os locais acessíveis a todos os turistas.
Com uma política ambiental bem vincada, os promotores deste projecto turístico vão criar um enorme parque ecológico, com equipamentos destinados à prática de diversas modalidades desportivas, acessíveis a toda a população.

Mercado estrangeiro
é o público-alvo

“Vamos ter várias pistas, como por exemplo de skate bord e sky, todas homologadas pela Federação Internacional, o que vai permitir a realização de campeonatos mundiais em diversas modalidades desportivas”, acrescentou o director da Companhia Fun Zone Village de Portugal.
A agricultura vai ser outra das apostas para a aldeia turística. Jorge Carvalho afirma que a dinamização da agricultura biológica também é um dos objectivos da FunZone, dando valor a uma actividade característica da região, através da produção natural.
Com uma capacidade de 800 camas, espalhadas por diversas suites situadas junto à barragem, o director da Companhia salienta que a sustentabilidade deste projecto é assegurada pelo mercado inglês, francês e alemão, o principal público-alvo.
A construção do empreendimento em Alfândega da Fé poderá ter início em Março do próximo ano, para entrar em funcionamento no Verão de 2008.