class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163866 node-type-noticia">

            

PUB.

MIRANDELA apresenta carta de azeites

Qua, 31/05/2006 - 14:40


Mirandela é pioneira na apresentação de uma carta de azeites que vai ser levada à mesa de quatro restaurantes DA CIDADE.

Composta por três marcas de azeite do concelho de Mirandela, que reuniram todos os parâmetros de qualidade, esta carta, apresentada no passado sábado, foi elaborada no âmbito do projecto Terra Olea.
Para já, este certificado de qualidade vai estar disponível em quatro restaurantes locais ( O GrÊs, Flor de Sal, A Adega e O Távora) e na Escola de Hotelaria do INFTUR, para sensibilizar as pessoas a darem tanta importância à qualidade do azeite como à que dão aos vinhos que acompanham cada refeição.
O presidente da Câmara Municipal de Mirandela (CMM), José Silvano, afirma que o azeite da Terra Quente pretende seguir os passos do vinho do Douro.
“Eu lembro que há 10 ou 20 anos atrás não tínhamos nenhuma marca de vinho no Douro que tivesse qualidade, prestígio e que desse dinheiro. E foi com as marcas diferenciadas que, hoje, temos vinhos a preços altíssimos. Este é exactamente esse processo que nós pretendemos seguir com o azeite”, acrescentou o edil.

Apostar na qualidade

Depois de uma selecção cuidadosa do produto apresentado por 20 participantes, por um painel composto por provadores locais e outro por elementos espanhóis, foram apuradas três marcas de azeite do concelho de Mirandela, para integrarem a carta de azeites 2006.
As marcas Romeu, Quinta Vale do Conde e a Casa Agrícola Lamas de Cavalo integram, agora, o certificado de qualidade que vai acompanhar as refeições nos restaurantes.
Apesar deste ano, apenas, três marcas terem reunido os parâmetros necessários para fazerem parte da carta, o edil mirandelense acredita que, para o ano, o número de azeites a integrar a carta vai ser muito superior.
“Os produtores foram convidados a participar, já depois de terem produzido o seu azeite. Por isso, para o ano, já vão apanhar a azeitona mais cedo para conseguirem um azeite com uma qualidade superior”, acrescentou o autarca.
Na óptica de José Silvano, os lucros que podem ser obtidos com a produção de azeite de qualidade superam todo o trabalho adicional que os agricultores têm que realizar.
“O objectivo desta iniciativa é produzir azeite, não em quantidade, mas em qualidade, e dar a conhecer às pessoas essa qualidade”, concluiu o edil.
A apresentação da carta de azeites também ficou marcada pela pintura de um mural dedicado à oliveira e ao azeite pelos alunos da Escola Superior de Belas Artes do Porto.
A criação de um clube e de uma publicação para divulgar as actividades realizadas no âmbito do projecto Terra Olea também mereceu destaque pela autarquia.