class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163614 node-type-noticia">

            

Raça Mirandesa regressa à Moimenta

Qua, 26/04/2006 - 10:45


Os concursos de bovinos de raça Mirandesa regressam à aldeia da Moimenta, concelho de Vinhais, já no próximo fim-de-semana.

Tal como o Jornal NORDESTE noticiou na edição anterior, a freguesia recebe a 14ª edição da Feira Franca nos próximos dias 29 e 30 de Abril.
Recorde-se que o último concurso de bovinos levado a cabo na Moimenta teve lugar há três anos, situação que tem levado os criadores a sugerir o regresso destes certames. “Tanto os agricultores da aldeia como os criadores do concelho têm reclamado o concurso, mas nos últimos anos deu-se prioridade aos concursos de Cão de Gado Transmontano e as verbas não chegavam para tudo”, explicou o presidente da Junta de Freguesia da Moimenta (JFM), Duarte Pires.
Fruto do apoio da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), a freguesia conta com um novo toural que vai acolher o concurso de gado que decorrerá no próximo domingo. “O senhor presidente da Câmara mandou-nos avançar e deu-nos todo o apoio financeiro e logístico, de modo que vai ser possível ter o concurso novamente, em colaboração com a Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa”, revelou o autarca.
Está assim de regresso um do eventos mais emblemáticos da Feira Franca, a par da chega de touros e dos concursos de Cão de Gado Transmontano, que contribuíram para o reconhecimento desta raça.
No que toca à chega de touros, igualmente de raça mirandesa, vai ter lugar no campo de futebol da freguesia, que foi vedado para acolher a disputa em condições de segurança adequadas.

Fados e folclore

A par da iniciativa à volta do gado bovino, outra das apostas é o II Concurso de Cão de Raça Podengo, que contará com o apoio do Clube Português de Canicultura, à semelhança do que acontece com o Concurso de Cão de Gado Transmontano. “Há muitos caçadores na região que certamente trarão os seus cães de raça Podengo, até porque temos divulgado esta iniciativa junto das associações de caça da região”, salienta o presidente da JFM.
De regresso estão, ainda, as exposições e passeios em Burros de Raça Asinina de Miranda, que no ano passado contaram com uma adesão significativa.
No plano cultural, o destaque vai para uma Noite de Fados, agendada para sábado, que será animada por Almor Santos e Rui Silva, dois fadistas da região.
Na tarde do dia seguinte, o Festival de Folclore, organizado em parceria com a delegação de Bragança do Inatel, “vai preencher um espaço da tarde de domingo que em anos anteriores estava um bocadinho morto”, considera Duarte Pires. Para já está confirmada a participação do Rancho Folclórico de S. Tiago (Mirandela), aguardando-se a presença de outro agrupamento da região.

BTT com balneários

Tantos os fados como o folclore desfilarão num palco montado na tenda gigante onde decorrerá a mostra de artesanato e produtos da terra, de modo a animar o recinto das Tasquinhas, que acolherão os encontros gastronómicos. Nesta matéria, as comidas e bebidas serão asseguradas por três unidades, uma das quais com o tradicional polvo à galega, tão apreciado pelos portugueses e inúmeros espanhóis que visitam a Moimenta durante a Feira Franca.
Em matéria desportiva, a grande aposta continua a ser o Passeio BTT “Na Rota do Contrabando Ibérico”, que no ano passado contou com a participação de 150 “betetistas”. Tendo em conta as potencialidades da prova, a JFM decidiu construir um conjunto de balneários no edifício da escola primária, que vão melhorar as condições oferecidas aos participantes.
Este ano, o passeio contará com dois percursos, que se desenrolarão em ambos os lados da fronteira. Um terá 73 quilómetros, ao passo que a organização vai pôr à disposição dos participantes um trajecto alternativo de 45 quilómetros, destinado a quem não conseguir suportar a extensão do percurso principal.
Estes são alguns dos argumentos que tornam a Feira Franca da Moimenta num dos certames mais característicos da região.