class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163610 node-type-noticia">

            

ETAR da Torre inaugurada

Qua, 26/04/2006 - 10:41


A funcionar há cerca de dois meses, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Torre D. Chama foi inaugurada anteontem.

Este equipamento vai permitir uma melhoria da qualidade de vida da população da vila, uma vez que os esgotos deixaram de correr a céu aberto, situação que estava a contribuir para a poluição do ambiente.
Segundo a presidente da Junta de Freguesia de Torre D. Chama, Paula Lopes, esta infra-estrutura é fundamental, uma vez que o tratamento dos esgotos da vila vai acabar com a contaminação de linhas de águas que, muitas vezes, acabam por abastecer as populações.
Esta obra, da responsabilidade da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, custou cerca de 5,8 milhões de euros, um valor comparticipado em 85 por cento por fundos comunitários.
A ETAR vai tratar, apenas, os esgotos da vila, que conta com cerca de 1800 habitantes, visto que as restantes localidades da freguesia da Torre vão ter equipamentos de tratamento de esgotos ajustados às necessidades das populações.
“Nas aldeias vamos ter infra-estruturas mais pequenas, que vão tratar os esgotos provenientes da rede de saneamento que foi concluída recentemente”, acrescentou a autarca.
Neste momento, a localidade de Guide já tem uma ETAR a funcionar, enquanto nos Vilares e em Mosteiro estes equipamentos vão ser instalados ainda durante este ano.
Depois destas obras concluídas, o problema do saneamento na freguesia de Torre D. Chama vai ficar completamente resolvido.