class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163588 node-type-noticia">

            

Voleibol invade Miranda

Ter, 11/04/2006 - 00:52


A cidade de Miranda do Douro vai receber, de 3 a 4 de Junho, o encontro Nacional de Gira-Volei.

Neste evento vão estar presentes 500 jovens, com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos de idade, oriundos de todo o continente e ilhas, que vão estar repartidos por trinta campos, preparados, especialmente, para a prática da modalidade.
O Gira-Volei é um jogo de iniciação à modalidade destinada aos jovens, onde, através do jogo simplificado e utilização do passe, faz do Gira-Volei um jogo fácil, divertido e competitivo.
Esta iniciativa, que vai reunir jovens de todas as idades no Planalto Mirandês, é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e da autarquia local.
Esta modalidade, com as suas características desportivas básicas e indispensáveis é um meio formativo, que estimula o desejo das crianças em se juntarem ao projecto, em especial pelo êxito no voleibol.

Incentivar os jovens

De acordo com o técnico da FPV, Leonel Salgueiro, este desporto tem como principal objectivo levar o voleibol a todos os cantos do País, mesmo em zonas em que a modalidade não tem representatividade. Desta forma, todos os jovens podem ter um contacto mais próximo com o voleibol, suscitando o interesse por esta actividade desportiva.
O Gira-Volei pretende proporcionar oportunidades às crianças e jovens para viverem experiências agradáveis, fazer amigos, aprender novas habilidades e adquirir hábitos de auto disciplina.
Assim, este projecto da FPV, com a suas características, procura iniciar as crianças na competição, com o intuito de captar e orientar os jovens praticantes a integrarem as equipes dos clubes e, essencialmente, permitir o aparecimento de outros clubes em locais onde estes não existem.
Para o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, esta é uma forma de dar vida ao interior do País, considerando que esta é uma iniciativa descentralizadora, já que a FPV está a fazer o contrário daquilo que faz Governo: trazer jovens ao interior e colocar a região Raiana no mapa.
A apadrinhar a iniciativa esteve o atleta Olímpico, Miguel Maia, considerado por muitos como o Eusébio do voleibol.
Na opinião do internacional português, alguns dos atletas que participam em iniciativas como o Gira-Volei começaram desde logo a demonstrar interesse pelo voleibol ao mais alto nível.