Ter, 11/04/2006 - 00:10
Elaborado, inicialmente, por um grupo de professores, “Pequenos Jornalistas” focava, essencialmente, temáticas noticiosas e pedagógicas e publicava textos e desenhos dos alunos da Escola Augusto Moreno.
Actualmente, colaboram no periódico professores, funcionários e alunos de todos os anos lectivos integrados no AEAM.
Recentemente, “Pequenos Jornalistas” sofreu uma renovação e o AEAM pretende, também, modernizar a página da Internet do Agrupamento, que estará disponível no próximo mês de Maio.
Esta edição foca, entre outros temas, a visita de estudo dos elementos do Clube de Jornalismo da Escola Augusto Moreno às instalações do Jornal Nordeste, onde aprenderam as diversas fases de produção jornalística. Esta actividade, segundo os visitantes, revelou-se bastante interessante e proveitosa.
Podem ler-se, ainda, testemunhos de alunos que vieram de países tão distintos como a Ucrânia, Bulgária, China, Moldávia e Venezuela. Os estudantes revelam que, apesar das dificuldades e diferenças linguísticas e culturais, se sentem integrados na escola que frequentam.
Elementos do Clube de Jornalismo entrevistaram, também, Daniel Catalão, jornalista bragançano que trabalha, actualmente, na RTP. O profissional falou do início da sua carreira em Bragança e da sua ida para a televisão. Comentou, ainda, a situação da Imprensa Regional e do jornalismo em Portugal.
Foram dados a conhecer os resultados de um inquérito realizado a alunos do 5º ao 9º ano. Onde, os estudantes revelaram que passam muitas horas, diariamente, em frente à televisão e que o seu programa preferido é a série “Morangos com Açúcar”. Durante os tempos livres, os jovens dão preferência aos jogos de computador, em detrimento da leitura.