class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163558 node-type-noticia">

            

A tradição em Carrazeda de Ansiães

Seg, 10/04/2006 - 23:50


Realizou-se, no passado fim-de-semana, a terceira edição da Mostra de Produtos e Sabores Transmontanos e Alto Durienses, no Mercado Municipal de Carrazeda de Ansiães.

Organizado pela Escola Profissional de Ansiães (EPA), com o apoio da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, o certame contou com a coordenação dos formadores e formandos dos cursos de Técnicos de Turismo/Profissionais de Informação e Animação Turística, Técnicos de Higiene e Segurança no trabalho e Ambiente e Técnicos de Contabilidade.
Com a presença de 14 expositores, a III Mostra pretendeu, segundo o director executivo da EPA, José Correia, promover, a nível económico, algumas culturas e a comercialização de produtos regionais, como doces, queijos, folar, licores, vinhos, azeite, pão, compotas e presuntos, entre outros. “Tentámos dinamizar bens e confecções de receitas tradicionais que se estavam a perder”, esclareceu o responsável.
A organização pretendeu, ainda, impulsionar o espaço do Mercado Municipal, que poucas vezes é utilizado.

Música tradicional esteve presente
Já numa vertente social, os responsáveis tentaram que o evento proporcionasse um fim-de-semana diferente, de intercâmbio cultural e diversão a todos os visitantes, de modo a promover uma festa comunitária entre a população local e regional.
Para isso, a Mostra foi animada pelas actuações dos Pauliteiros de Santa Catarina (Miranda do Douro), que também foram “baptizados” durante o certame, pela arruada do grupo Zíncaros e do grupo de Cantares de Carrazeda de Ansiães e, ainda, pela Tuna de São João da Pesqueira.
O objectivo era difundir pormenores e características culturais através da música, cantares e danças tradicionais, promovendo o património e identidade da vila e da sua população.
Este ano, a organização tentou conciliar o certame com a realização do Raid de Carrazeda de Ansiães, esperando, assim, receber mais visitantes oriundos de outras localidades e regiões.