Ter, 28/03/2006 - 14:54
Durante dois dias, as capas negras invadiram Macedo de Cavaleiros. A juntar ao número de estudantes que o Piaget tem em Macedo de Cavaleiros, nos dias 24 e 25 de Março houve, também, estudantes de Viseu, Coimbra, Guimarães, Lisboa, Famalicão e Castelo Branco.
Pela primeira vez a Serenata a Macedo contou com dois dias de espectáculos. No primeiro actuaram a tuna da casa (Tuna do Piaget, que fez as honras da abertura do Festival), a Tuna Académica da Universidade Lusíada, de Famalicão, e a GAITA - Real Tuna Académica de Castelo Branco.
A Tuna da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra estava agendada para actuar na sexta-feira, mas um atraso impediu os estudantes de mostrar os seus dotes acústicos, tendo actuado no dia seguinte.
No arranque a surpresa veio de Famalicão. Os estudantes e músicos, eram também “enterteiners” já que na apresentação da sua performance encenaram um espaço audiovisual que deixou boa impressão no público.
O segundo dia de espectáculos teve os melhores momentos do Festival, assim julgou o júri que atribuiu os prémios.
Tuna de Coimbra vencedora
Após a actuação da Tuna de Medicina de Coimbra estiveram no palco a Real Tunel Académico de Viseu; a Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho e a Tuna Estudantina Universitária de Lisboa.
O júri decidiu atribuir o galardão de vencedor à Tuna de Medicina de Coimbra, sendo que o segundo lugar foi para os minhotos Afonsinos, que ainda arrecadaram o prémio de melhor solista e melhor instrumental. A melhor serenata foi atribuída à Tuna Estudantina de Lisboa. Para Famalicão foi o prémio de Melhor Pandeireta e o prémio Tuna mais Tuna.
No espaço que intercalava a actuação das tunas houve animação da responsabilidade de jovens amadores de Macedo de Cavaleiros. Esta foi, provavelmente, uma das melhores surpresas do festival, a julgar pela recepção e aplausos que colheram do público.