class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163447 node-type-noticia">

            

Motas vencem chuva

Ter, 21/03/2006 - 16:01


Nem a chuva que se fez sentir, durante todo o fim-de-semana, na região de Freixo de Espada à Cinta demoveu os amantes dos desportos motorizados que assistiram à segunda prova do Calendário Nacional de Motocross na classe MX1, que juntou 34 dos melhores pilotos nacionais.

Na pista multiusos da Junta de Freguesia de Freixo de Espada à Cinta correu-se, ainda, a primeira prova da temporada na categoria de Infantis A, onde alinharam apenas sete pilotos, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, responderam à chamada, numa competição vencida por Diogo Graça.
O vencedor na categoria sénior MX1 foi o francês Vincent Turpin, da LF Sport Yamaha AB motos SHE, numa prova renhida com os outros pilotos.
Recorde-se que a pista de Freixo de Espada Cinta recebeu melhorias significativas ao nível do traçado e equipamentos.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia local, Raul Ferreira, “ainda há muitas arestas para limar, mas tudo se vai fazer para trazer a Freixo uma prova do europeu de motocross e não se vai desistir dos objectivos traçados”.

Europeu na mira

Sandro Marques, um dos pilotos presentes, ficou satisfeito com as condições da pista freixenista. “Trás-os-Montes também tem condições para a realização de provas competitivas dentro do calendário do nacional do motocross e nesta pista ainda é preciso acertar alguns pormenores, mas o mais difícil está feito”, defendeu o corredor.
A maioria dos pilotos considera o traçado da pista de Freixo rápido e com saltos que fizeram as delícias dos presentes, dada a qualidade do espectáculo proporcionado pelos participantes.
Para António Monteiro, da Federação Portuguesa de Motociclismo, o balanço da prova é positivo. Apesar da intensa chuva que se fez sentir, antes e durante a prova, as alterações suportaram a água, pois a camada de saibro espalhado ao longo dos 1.800 metros do circuito foi absorvida e proporcionaram um traçado “macio”. “O piso manteve-se firme ao longo das várias provas”, explicou o dirigente.
Agora é só aguardar o Open Pentacontrol, para motos de 125, 250 e 500 cc, que se realizará em Freixo de Espada à Cinta no próximo dia 10 de Setembro. Outra das provas para a mesma data é o Campeonato Nacional de Motos 85 cc.
As obras na pista vão continuar, já que a Junta de Freguesia vai vedar o circuito para separar o público da competição. A conclusão da torre de controlo, entre outros arranjos no parque de pilotos, é outra das beneficiações com vista uma prova do Europeu.