Ter, 21/03/2006 - 14:57
Esta iniciativa, à semelhança de um parlamento, pretende aprofundar e incutir nos mais novos o gosto pela democracia. Durante a actividade, os participantes podem debater, discutir e levantar questões subordinadas a um tema. “Este jogo visa estimular regional de Bragança do IPJ, Vítor Pereira.
No jogo estiveram representados 16 estabelecimentos de ensino do distrito de Bragança, reunidos em equipas de quatro elementos. Cada grupo apresentou as suas medidas sobre desporto e saúde que foram questionadas pelas restantes escolas, de modo a serem esclarecidas e elucidadas. Posteriormente, os jovens passaram à fase de conciliação, onde negociaram para encontrar a melhor medida. O objectivo desta fase, segundo o responsável, é “entrar na negociação e através disso, descobrir qual a opção mais acertada”.
O Salão Nobre do Governo Civil acolheu o hemiciclo, numa escolha que não foi feita em vão. “É uma forma destes jovens sentirem que, apesar de ser um jogo, é algo já muito sério, num local que confere autenticidade ao evento”, assegurou Vítor Pereira.
A temática deste ano, “Juventude e Desporto – Promover e Criar Hábitos de Vida Saudáveis”, pareceu não ir de encontro às preferências dos estudantes. “O tema não interessou a tanta gente como dos outros anos”, afirmou Olinda Oliveira, uma das docentes presentes. No entanto, para os adeptos de práticas desportivas foi um impulso e um incentivo para formarem lista e participarem no hemiciclo.
Os primeiros passos na política
“Os jovens devem ser bons oradores, com boa capacidade de persuasão e de explanar as suas ideias”. Estas são as qualidades defendidas por Vítor Pereira para que um estudante consiga fazer valer as suas medidas e concepções. Apesar de ser uma réplica daquilo que se passa na Assembleia da República, o delegado do IPJ garante que entre os vários oradores, existem jovens com capacidades e qualidades suficientes para, um dia, serem bons políticos. “Podem dar fruto no futuro e colocar em prática algumas das suas decisões”, salientou o responsável.
Após esta fase distrital, os apurados vão apresentar a sua medida na Assembleia da República, à semelhança de anos anteriores, onde se espera que consigam fazer valer as suas ideias.