class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163384 node-type-noticia">

            

Arte na prisão

Ter, 14/03/2006 - 15:25


Até final do mês está patente no Fórum Theatrum, em Bragança, uma mostra que envolve várias componentes artísticas, designada de “Actividade Regenadora”.

Os trabalhos expostos são da autoria dos reclusos dos estabelecimentos prisionais de Bragança e Izeda e resultam dos projectos desenvolvidos por ambas as entidades na área das artes plásticas.
Segundo a directora do Fórum Theatrum, Mariema Gonçalves, o objectivo da exposição passa por “divulgar as potencialidades artísticas dos reclusos, dando a conhecer alguns dos trabalhos que são desenvolvidos, através de cursos e da formação espontânea, nos estabelecimentos prisionais”.
A mostra incide na pintura – com obras em acrílico sobre gesso e óleo sobre platex – e na escultura, utilizando neste caso materiais como barro, ferro e madeira. A tapeçaria também está representada, através de três exemplares de tapetes de Arraiolos.
A montagem da exposição – que reúne 30 trabalhos elaborados por 25 reclusos – está a cargo do artista plástico João Simões.