Ter, 14/03/2006 - 15:14
Organizado pela Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), o certame superou as expectativas iniciais, quer ao nível da divulgação como da comercialização dos produtos expostos, que se traduziu em cerca de dez toneladas de alheiras vendidas. De maneira que, a ACIM coloca a hipótese de prolongar o evento para três fins-de-semana.
Segundo a organização, milhares de visitantes procuraram a cidade com o intuito de provar a alheira, o azeite, o pão, folar e outras iguarias típicas de Mirandela.
Para visitantes e expositores é evidente que esta iniciativa atrai muitos turistas à região e dinamiza a cidade do Tua. Já para a ACIM, o evento foi motivo de regozijo, uma vez que o evento promove o desenvolvimento da economia local, do sector dos produtos regionais, da restauração e da hotelaria.
Paralelamente à Feira da Alheira, Turismo e Azeite, decorreu, no mesmo espaço, a V Mostra de Produtos Regionais de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Do programa do certame, o azeite foi o produto mais requisitado. Além das habituais provas, os visitantes puderam, ainda, conhecer alguns lagares e moinhos de lagares da região. Já no último fim-de-semana, os participantes tiveram a possibilidade de percorrer a paisagem olivícola do concelho e observar as podas de olivais.