class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163358 node-type-noticia">

            

Ponte do Sabor requalificada

Ter, 14/03/2006 - 14:22


A ponte sobre o rio Sabor, situada na EN 102, que dá acesso ao concelho de Torre de Moncorvo, vai ser intervencionada ao nível dos pilares, do tabuleiro, da pavimentação e dos passadiços marginais.

O concurso público para concretização da obra já foi lançado, tendo a empreitada o preço base de 630 mil euros e um prazo de execução de 300 dias, incluindo sábados, domingos e feriados.
Na óptica do presidente da Câmara Municipal de Moncorvo, Aires Ferreira, a requalificação da ponte sobre o rio Sabor é importante sob o ponto de vista da segurança dos automobilistas. Contudo, salienta a necessidade da construção de uma ponte nova sobre o rio Sabor, que já foi contemplada no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC).
“A construção da nova ponte, que vai ser edificada a centenas de metros da ponte actual, é inevitável para a concretização do IP2”, salientou o edil.

“Ponte nova é inevitável”

Além disso, o autarca lembra, ainda, que com a construção da barragem do Baixo Sabor, a actual ponte este rio corre o risco de ficar submersa.
No entanto, os sinais de degradação daquela infra-estrutura são bem visíveis, dado que o trânsito já foi condicionado, apenas, num sentido. O volume de tráfego e a tonelagem dos veículos tem vindo a aumentar ao longo dos anos, tendo fragilizado a estrutura da ponte.
A par da requalificação da infra-estrutura, a empreitada também contempla limpezas e contenções dos terrenos do leito de cheia na zona de influência da ponte, bem como a substituição da sinalização rodoviária vertical e horizontal daquela travessia rodoviária.
O Jornal NORDESTE tentou contactar o director da delegação de Bragança das Estradas de Portugal, Cordeiro Fernandes, para obter esclarecimentos relativamente ao início dos trabalhos e às alternativas facultadas aos automobilistas durante a execução dos trabalhos, mas até ao fecho desta edição não foi possível chegar à fala com o responsável.