Ter, 21/02/2006 - 14:44
Segundo a autarquia, após algumas experiências na deslocação do certame para a zona histórica da vila, chegou-se à conclusão que o melhor espaço continua a ser a zona central de Mogadouro, tal como assegura o vereador Dário Mendes.
Presentes no certame estão 31 expositores, na sua maioria oriundos de freguesias do concelho de Mogadouro. Todas as localidades trazem à vila os produtos manufacturados da região, como é o caso dos enchidos, vinhos, queijos, doçaria, tapeçarias, entre outros.
Após a cerimónia de abertura só a chuva era “culpada” pelo facto do volume de negócios não ser maior, já que a feira decorre ao ar livre.
Outras das condicionantes é o atraso na floração da amendoeira, situação que deve estar no seu pleno lá mais para o final do mês de Março. Este facto resulta das geadas e seca que se têm feito sentir um pouco por toda a região transmontana e duriense.
Cultura e desporto
Para colmatar a falta de flor da amendoeira, foi elaborado um vasto programa cultural e desportivo. O destaque vai para a exposição de pintura da autoria de Júlio Costa e Filipe Rodrigues, actuação da Banda Filarmónica de Mogadouro, Orquestra de Cordas de Vilar do Paraíso (Gaia), Raid das Amendoeiras em Flor, passeios de Carros Clássicos e a Prova Nacional do Circuito de Montanha em Atletismo, actividades que fazem deslocar ao concelho um numero significativo de visitantes.
De acordo com o vice-presidente da CMM, João Henriques, o programa da edição deste ano das Amendoeiras em Flor é transversal a todo o concelho. “Este conjunto de iniciativas trazem cultura à parte económica do programa das Amendoeiras em Flor”, explica o autarca.
Na perspectiva de João Henriques, nos stands de produtos da terra “encontra-se uma série de produtos endógenos, que nada ficam a dever a outros produzidos em concelhos do distrito com mais fama, proporcionando aos viajantes contacto com os sabores que o concelho de Mogadouro é detentor”.