Ter, 14/02/2006 - 16:32
A cerimónia de entrega de prémios decorreu anteontem, marcando um dos pontos altos do certame. Para tal contribuiram os negócios efectuados ao longo dos quatro dias de feira e a presença de diversas individualidades naquele que é, sempre, um dos momentos mais aguardados do programa do evento.
Após as enchentes de sexta-feira e sábado, os expositores dos produtores individuais encontravam-se praticamente vazios ao final da manhã de domingo, razões que levam os participantes a fazerem um balanço positivo desta edição.
Tanto assim foi, que só as bancas das Cozinhas Regionais de Fumeiro e das unidades industriais ostentavam os salpicões e as chouriças que há muito tinham sido varridos dos stand´s dos produtores individuais.
Na hora da entrega dos prémios, Armando Barreira, dos Alvaredos, sagrou-se vencedor na categoria dos pequenos produtores, ao passo que Cristina Diegues, de Paçó, voltou a triunfar no concurso destinado às Cozinhas Regionais de Fumeiro.
Individualidades em peso
Nesta edição, diga-se de passagem, não faltaram individualidades para entregar as taças e os envelopes com os prémios monetários.
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, foi, apenas, um dos governantes que marcou presença em Vinhais, a par do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.
O presidente da Assembleia Municipal de Vinhais e administrador da Caixa Geral de Depósitos, Armando Vara, também não faltou à festa, a par de diversos deputados do PS, casos de Mota Andrade, Luís Vaz, José Junqueiro, António Martins, Miguel Ginestal, Roberto Sampaio e Adão Silva, este eleito pelo PSD.
Na hora dos discursos, o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, recordou o ex-autarca vinhaense, Sobrinho Alves, por ter dado início à Feira do Fumeiro, há 26 anos. Passadas mais de duas décadas, os enchidos transformaram Vinhais num concelho que consegue fazer um certame com produtos tradicionais certificados. “Feiras de automóveis, mobiliário e alguns produtos da terra há muitas, mas como esta não há nenhuma”, defendeu o edil, numa altura em que a marca “Vinhais Capital do Fumeiro” já está registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.