class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163192 node-type-noticia">

            

Autoridade de Segurança Alimentar em Mirandela

Ter, 14/02/2006 - 16:23


O Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, inaugurou, na passada quinta-feira, em Mirandela, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Este organismo vai funcionar nas instalações da Quinta do Valongo, propriedade da Direcção Regional da Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro (DRATM) que “estavam desaproveitadas e agora, vão ter mais aplicação e utilidade”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Mirandela (CMM), José Silvano.
A ASAE vai congregar um conjunto de serviços que estavam dispersos. Ou seja, um só organismo vai avaliar, fiscalizar e recolher os produtos considerados de risco para a alimentação.
Segundo o autarca da cidade do Tua, esta entidade vai trazer benefícios para a população de Trás-os-Montes e Alto Douro, uma vez que “vai ajudar a esbater as assimetrias que se verificam entre o litoral e o interior”, garantiu o edil.
Esta inauguração está integrada numa instituição nova, criada recentemente, que procura ser mais eficaz e, simultaneamente, atender melhor os consumidores que, deste modo, passam a saber a que entidade se devem dirigir quando têm alguma questão, dúvida ou queixa. Anteriormente, havia uma fiscalização não alimentar e, na área da segurança alimentar, existiam diversos organismos fiscalizadores que actuavam descoordenadamente. Com esta junção de serviços, “as brigadas vão poder ser pluridisciplinares e fiscalizar tudo”, assegurou Fernando Serrasqueiro.

Aproveitamento de meios já existentes

Após a congregação de organismos, passa a existir, apenas, um serviço de fiscalização e, desta maneira, há o aproveitamento de meios já existentes, com uma eficácia superior. “Não há dispersão de recursos, pois não precisamos de tantos edifícios, veículos e podemos ser, ainda, mais eficientes”, garante Fernando Serrasqueiro.
A instalação da ASAE em Mirandela pretende descentralizar serviços e aproveitar os meios e facilidades já existentes no espaço da Quinta do Valongo.
“São organismos que se deslocam e que ajudam a valorizar o nosso território e a afirmação dos nossos concelhos”, defendeu o edil da CMM.