class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163190 node-type-noticia">

            

Área ardida diminui no PNDI

Ter, 14/02/2006 - 16:20


O plano de intervenção adoptado pelo PNDI durante o Verão do ano passado resultou na diminuição da área ardida, bem como do número de ocorrências.
Comparando os resultados do período compreendido entre 1995 e 2004 com os números do ano passado verificou-se uma diminuição de fogos em cerca de 56 por cento. Em relação à área ardida observou-se um decréscimo de 23 por cento, relativamente aos valores médios anuais estimados para os últimos 10 anos.
De acordo com os dados disponibilizados pelo PNDI, o valor global de 697 hectares de área ardida no ano passado é, em grande parte, o resultado de dois incêndios nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo, que tiveram início fora da área do parque.
No PNM, apesar de se ter verificado uma diminuição do número de fogos e da área ardida entre 2000 e 2004, os números aumentaram significativamente no ano passado.
Dois incêndios que deflagraram nas zonas da Petisqueira e de Vilarinho (em Março), foram responsáveis pela destruição de cerca de 70 por cento dos 2020 hectares ardidos dentro do PNM.