Ter, 14/02/2006 - 15:44
Para prevenir doenças que podem não obter uma resposta imediata no distrito de Bragança, a sub-região de Saúde e os centros de saúde, em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), estão a desenvolver, durante o dia de hoje, um leque de actividades para sensibilizar a população para os perigos das doenças do coração.
Dado que as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no nosso País, os profissionais de saúde escolheram o Dia dos Namorados para informar, alertar e consciencializar as pessoas sobre aos hábitos diários mais adequados para terem um coração saudável.
Os hábitos alimentares ricos em gorduras e carentes em vegetais, a ingestão insuficiente de água, o excesso de álcool, o tabagismo e a insuficiência de actividade física são os factores de risco que contribuem para o aparecimento de doenças coronárias.
Obesidade com
números alarmantes
Os estudos existentes nesta matéria salientam o perigo da gordura intra-abdominal, ou seja, à volta das vísceras, dado que esta “está na origem de problemas de saúde graves, nomeadamente a diabetes e hipertensão arterial, o enfarte do miocárdio e AVCs”.
Em Portugal, o número de pessoas que sofrem de obesidade é cada vez maior, sendo as mulheres as mais afectadas por este problema de saúde. Mais de 70 por cento das portuguesas apresenta sinais de obesidade, ao passo que, apenas, 52 por cento dos homens apresentam índices de excesso de gordura.
A par da obesidade, estas pessoas sofrem também de outras doenças, nomeadamente diabetes, hipertensão, enfarte de miocárdio e AVC.
Para tentar contrariar estes números, a FPC abriu um núcleo em Bragança, para actuar preventivamente nas doenças do coração (ver texto nesta página.
O incentivo ao exercício físico já está no terreno com o programa “Mexa-se” que é dirigido, sobretudo, aos mais idosos.
Entre as actividades previstas para o dia de hoje destacam-se uma caminhada pelas principais artérias da cidade e algumas sessões de informação e esclarecimento sobre as doenças cardiovasculares.