class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-163102 node-type-noticia">

            

Linguagem agrupa emoções

Ter, 31/01/2006 - 16:09


“Alquimia das Constelações” é o título da obra de Fernando Branco, que congrega cerca de 83 poemas elaborados pelo autor em tempos remotos.

A obra foi apresentada na passada quinta-feira, em Bragança, onde Fernando Branco falou da razão que o levou a reunir os poemas escritos ao longo da vida em livro.
“A poesia sempre foi uma paixão para mim. No entanto, ia escrevendo e metendo na gaveta. Depois da primeira publicação abriram-se algumas perspectivas, pelo que decidi tirar os poemas da gaveta e mandá-los à Roma Editora”, salientou o autor.
Apesar dos poemas não obedecerem, propriamente, a uma unidade temática, o poeta dedicou um capítulo da obra aos “lugares do tempo”, onde descreve as emoções sentidas quando passou por determinados locais.
“Eu não descrevo fisicamente esses espaços, falo, apenas, das emoções que senti em locais como a minha aldeia, Duas Igrejas, Miranda do Douro, Bragança, Porto e Lisboa”, acrescentou o poeta.
Actualmente, Fernando Branco é professor na Escola Secundária Emídio Garcia, pelo que reside na cidade de Bragança, um local que também lhe despertou a veia poética.

A magia das palavras

“Um poeta não trabalha com factos mas com palavras. Quando escrevo a minha morada ponho Avenida Cidade de Zamora, mas acho mais bonito Avenida do Sabor, pelo que lhe dediquei um poema no livro”, sublinhou o autor.
Apesar deste livro de poesia retratar as memórias de Fernando Branco, visto que os poemas distam entre eles cerca de uma década, o docente realça a importância da linguagem para explicar o título da obra.
“Optei pelo título ‘Alquimia das Constelações’ porque constelação representa um conjunto que tem uma certa unidade, ao passo que a alquimia é uma arte antiga que fundia e transformava os metais. Aqui não se trata do metal propriamente dito, mas da linguagem que vai fundir as emoções vividas em determinados locais e num determinado tempo”, realça o professor.
A obra marca a edição do segundo trabalho de Fernando Branco, que dedicou a sua primeira obra ao poeta Albano Martins.
O lançamento do terceiro título também já tem data marcada. A obra, intitulada “O nome dos mortos e a biografia das sombras”, também é feita de poesia e vai estar à disposição dos leitores a partir do próximo dia 21 de Março.