Ter, 10/01/2006 - 14:43
Tal como o Jornal NORDESTE noticiou no passado dia 25 de Outubro, a UCI foi integrada no Serviço de Urgência daquela unidade hospitalar, após decisão do Conselho de Administração e Direcção Clínica.
Até final de Dezembro, a unidade funcionou autonomamente, com uma equipa de enfermagem própria e com formação específica ao nível de Cuidados Intensivos.
A partir deste mês, os enfermeiros afectos à UCI deixaram de trabalhar em equipa, dado que a unidade foi totalmente integrada na Urgência. Cai, assim, por terra a valência de Cuidados Intermédios, que valeu ao HDB a classificação de grau II por parte da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI).
A UCI funciona, agora, como complemento ao Serviço de Urgência e, segundo fonte bem posicionada, corre o risco de cair para o grau I da SPCI, atendendo ao desmantelamento da equipa de enfermagem especializada.
Apesar dos esforços, não foi possível obter uma reacção do presidente do Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar do Nordeste Transmontano (CHNT).
Ao que foi possível apurar, está marcada para quarta-feira uma reunião entre os responsáveis do CHNT e a Administração Regional de Saúde do Norte para definir os serviços e valências, bem como recursos humanos e financeiros, no âmbito do novo Centro Hospitalar.