class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162605 node-type-noticia">

            

Museu da máscara ganha forma

Ter, 15/11/2005 - 17:09


O museu da Máscara e do Traje, que pretende preservar e divulgar a cultura ancestral do Nordeste Transmontano ligada a estas temáticas, deverá estar pronto em meados do próximo ano.
Esta garantia é dada pelo presidente da CMB, Jorge Nunes, que assegura que as obras no edifício onde vai nascer o museu já foram iniciadas e a abordagem do tipo de conteúdos está a ser ultimada.
Recorde-se que este equipamento cultural vai ficar situdo na cidadela de Bragança e pretende conciliar três vertentes: a museológica, a educativa e a documental.
O museu da Máscara e do Traje pretende alcançar uma dimensão transfronteiriça, uma vez que se caracteriza pelos rituais de Inverno ligados à máscara transmontana e aos rituais da região de Castela e Leão, na vizinha Espanha.
Entretanto, o município de Bragança está à espera do resultado de uma candidatura apresentada ao INTERREG, que tem em vista a elevação da máscara a Património Imaterial da Humanidade.
Esta candidatura faz parte de um projecto transfronteiriço com a zona de Aliste (Espanha), que tem em vista a promoção da cultura ligada às festas de Inverno, comum aos dois países.