Ter, 15/11/2005 - 15:37
Esta foi a receita da aldeia de Carrazedo, concelho de Bragança, para fazer entrar o dia de anteontem nos anais da freguesia.
A jornada começou bem cedo, na aldeia anexa de Alimonde, onde teve início o percurso pedestre até Carrazedo, ao longo do que resta da estrada romana XVII (ver texto nesta página).
Após a chegada dos caminheiros e dos carros antigos que participaram no passeio organizado pelo Nordeste Automóvel Clube (ver secção Rodas & Motores) foi inaugurada a Junta de Freguesia e o Centro de Convívio de Carrazedo, onde decorreu um almoço de javali que encerrou a festa.
A nova sede permitiu à Junta demolir o antigo edifício, situado no Largo dos Paus, libertando um espaço amplo em frente à igreja. O largo foi requalificado e iluminado, o que contribuiu para embelezar a aldeia e dar mais visibilidade ao templo.
Acesso gratuito à Internet
O recém inaugurado edifício é constituído por dois pisos. O primeiro destina-se aos serviços da Junta de Freguesia, ao passo que o rés-do-chão funcionará como Centro de Convívio, dado que foi dotado de cozinha e salão de festas.
Além disso, a zona envolvente à sede da autarquia, poderá receber um parque infantil, dado que já foi alvo duma intervenção ao nível dos muros e pavimento.
A pensar em diferentes gerações, a Junta de Freguesia de Carrazedo (JFC) pretende criar, no mesmo edifício, um Centro de Dia e um espaço para consulta gratuita de Internet.
A nova sede custou 101.850 euros, comparticipados do seguinte modo: 26.436 euros a cargo da Administração Central, 70 mil euros suportados pela Câmara Municipal de Bragança e 5.413 +euros assegurados pela JFC.
Quanto ao Largo dos paus, a intervenção custou 48.150 euros, sendo de destacar a colocação de bancos e postes de iluminação.
Estas obras fazem parte de um conjunto de empreitadas que representam um investimento de 275 mil euros em Carrazedo. Recorde-se que, recentemente, a JFC aplicou 25 mil euros na recuperação de dois moinhos.
A CMB, por seu lado, pavimentou a estrada que liga a aldeia ao Zoio, uma empreitada que rondou os 100 mil euros.
A curto prazo, a edilidade vai dotar Carrazedo e Conlelas de rede de saneamento, estando a aguardar, para esse efeito, a aprovação duma candidatura a fundos comunitários.