class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162596 node-type-noticia">

            

Música de outra galáxia

Ter, 15/11/2005 - 14:58


“Are you ready?”, perguntou o vocalista Karkov, mal entrou em palco. Os estudantes de Bragança responderam “sim” e os Blasted Mechanism encerraram, em grande, a Semana do Caloiro 2005.

Na bagagem, aquele que está considerado ao mais excêntrico grupo português da actualidade, trazia o álbum Avatara, que não é novidade para os bragançanos.
É que o registo data de Março e já vinha na mala quando os Blasted Mechanism participaram na última Semana Académica de Bragança, em Maio passado.
Sendo assim, porquê esta insistência da Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança (AAIPB) num grupo que é presença obrigatória nas festas estudantis de Norte a Sul do País?
Em primeiro lugar, os Blasted não desiludem, nem a nível musical, nem em termos de performance e roupagem, verdadeiramente “de outra galáxia”. Em segundo, a banda já é da casa e a sua relação com a academia de Bragança é cada vez maior. Prova disso, é que o grupo só estava contratado para sábado, mas na sexta anterior já marcava presença no pavilhão do NERBA, para experimentar a boémia estudantil do outro lado do palco.

Cartaz para todos os gostos

Como se isso não bastasse, o concerto que encerrou a Semana do Caloiro levou o público ao rubro, pelo que os Blasted Mechanism deverão continuar a ser uma carta ganhadora no baralho da AAIPB.
Mas, nem só as mensagens “karkovianas” contribuíram para encerrar a festa com chave de ouro. Antes da banda de Karkov, Valdjiu, Ary e seu pares, os “Sequeeze Thease Please” vieram de Cantanhede para abrir as hostilidades e, diga-se, conseguiram aquecer os presentes.
A banda do distrito de Coimbra esforçou-se (o vocalista não se cansava de ir ter com o público às grades ou de subir às colunas de som) e, após uma hora de música, não se deu pela falta dos Expensive Soul, a banda de suporte que, inicialmente, constava do programa.
Recorde-se que, última da hora, a AAIPB teve de alterar o programa e os Expensive Soul encerraram a noite anterior, a meias com Mafalda Veiga. Tanto a banda de Leça da Palmeira como a autora de “Pássaros do Sul” estiveram à altura do acontecimento, mas o público guardou-se para sábado e a noite esteve algo morna.
Para trás já tinham ficado Quim Barreiros e os ritmos quentes de Kussundolola, os nomes que deram música nos primeiros dias da Recepção ao Caloiro.
Com o sucesso dos Blasted Mechanism, que agora preparam três datas na Alemanha e uma em Londres (agendadas para o final do mês), o presidente da AAIPB, Carlos Alendouro, faz um balanço positivo desta semana de festa. “Apostamos num cartaz diversificado, com grupos para todos os tipos de público, e penso que resultou”, sublinhou o dirigente.