Ter, 18/10/2005 - 15:21
Esta foi a resposta obtida pelo euro deputado comunista, Pedro Guerreiro, quando questionou a Comissão Europeia sobre o financiamento destinado à construção do “Aproveitamento Hidroeléctrico no Baixo Sabor”.
A Comissária Danuta Hubner garante que “não foi solicitado nenhum financiamento comunitário relacionado com a construção daquele empreendimento”, pelo que “não foi tomada nenhuma decisão” sobre a construção da barragem do Baixo Sabor.
Esta reacção da Comissão Europeia contradiz as afirmações proferidas pelo ministro do Ambiente, Nunes Correia, na visita a Barca d`Alva, que decorreu no passado dia 6 de Junho.
Recorde-se que Nuno Correia revelou que existiam dúvidas por parte da Comissão Europeia sobre o financiamento da barragem, devido aos problemas ambientais que podem ser causados com a construção daquele empreendimento.
Naquela altura, o governante disse, ainda, que o processo do Baixo Sabor não iria voltar à estaca zero, uma vez que já foram efectuados diversos estudos nessa matéria.
A alternativa dada pelo estudo de impacte ambiental, elaborado para conhecer as vantagens e desvantagens do Baixo Sabor e Alto Côa, foi a construção da barragem de Pêro Pinheiro, que abrange os concelhos de Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo.
Contudo, esta solução não agrada aos autarcas da zona do Baixo Sabor, que garantem que vão continuar a lutar pela construção da barragem do Baixo Sabor.
Recorde-se, ainda, que o aproveitamento chegou a ser anunciado pelo anterior Governo, mas, ao que parece, o processo continua na gaveta, à espera de ser enviado para a Comissão Europeia, a entidade responsável pela decisão final.