class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162406 node-type-noticia">

            

Nova variante facilita ligações

Ter, 11/10/2005 - 15:37


Obra desejada há mais de vinte anos, abriu finalmente ao tráfego, facilitando a acesso ao Município de Alijó e aos Municípios vizinhos.

Nesta primeira fase, a variante liga a povoação da Chã a Alijó, com uma saída em direcção ao Tua e aos Concelhos vizinhos de Carrazeda de Ansiães e de Vila Flor.
Mas a importância desta variante não se esgota aqui. Está previsto para breve um nó de ligação na aldeia da Chã ao IC5, que irá permitir um acesso rápido ao IP2, IP3 e à A24, ligando o Interior Transmontano ao litoral português, assim como à fronteira com Espanha.
Estas ligações afiguram-se de extrema importância para o Concelho de Alijó, pois este ficará numa posição centralizada entre o litoral e as regiões fronteiriças, permitindo desenvolver as duas Zonas Industriais existentes neste Município. Uma a Norte, confluente com o IP4, e que contará num futuro próximo com uma aposta forte para ali instalar industria mais pesada. Este projecto conta com o apoio e a parceria do Município de Murça, que juntamente com o Concelho de Alijó, apresentaram uma candidatura para a realização deste projecto, atraindo deste modo mais e melhores indústrias.

Retirar trânsito de Favaios

Na abertura desta via de grande importância, o edil de Alijó, Artur Cascarejo, afirmou também que uma outra variante a Favaios está garantida e irá permitir completar as obras que se estão a realizar no âmbito da Aldeia Vinhateira daquela localidade, retirando o transito do centro da vila e criando uma ligação para o Douro Património da Humanidade mais rápida, melhor e eficaz.
Esta variante irá complementar a já existente e terá uma importância estratégica para o desenvolvimento do turismo, não só para o Concelho de Alijó, mas para toda a região do Douro Vinhateiro, pois a entrada existente irá ficar beneficiada com estas variantes, permitindo um acesso rodoviário mais rápido de turistas, ao deslumbrante património natural aqui existente.